Gestão pela Excelência

Com o objetivo de qualificar-se para o mercado, principalmente o externo, mais precisamente o Mercosul, a Luminar implantou o seu Sistema de Gestão da Qualidade e desde de junho de 1998 possui a Certificação ISO 9001.

Com o interesse voltado ao atendimento das especificações de seus clientes, e como forma de assegurar a qualidade de seus serviços e produtos, a Luminar vem investindo na qualificação de seus colaboradores através da implantação do Sistema de Gestão da Qualidade baseado na NBR ISO 9001:2000.

Luminar Montagens Elétricas Ltda.
“Gerenciamento de projetos, construção e de canalização e dutos, lançamento de cabos metálicos, fibra ótica, e OPGW para sistemas de telecomunicação. Gerenciamento de projetos, construção e implantação de subestações, redes de distribuição até 34,5kV e linhas de transmissão até 750 kV “.

Política da Qualidade

Comprometimento da Empresa e de seus Colaboradores na busca da melhoria contínua dos seus Produtos e Serviços, com foco nos seguintes objetivos:

  • Capacitação e Valorização do Quadro de Pessoal
  • Respeito ao Meio Ambiente
  • Cliente como Objetivo Principal
  • Comprometimento com a Sociedade
  • Qualidade e Segurança no Fornecimento de Produtos e Serviços


Márcio Ribeiro
Diretor Presidente

Histórico da Gestão pela Excelência

A filosofia da Qualidade Total, amplamente divulgada em todo o mundo, tornou-se inerente à cultura da empresa, bem traduzida, desde a sua origem, em seu slogan “Qualidade e Segurança”. Ratificando esta posição, em agosto de 1994 foi iniciada a etapa de treinamento Gerencial com base nos princípios da Qualidade Total e nas normas NBR ISO 9000. Em junho de 1998 a Luminar recebe, pelo BVQI, organismo certificador de sistemas de qualidade, a certificação NBR ISO 9002/94, para a área de construção de redes de telecomunicação. Com a conquista de novos mercados, a Luminar realizou, em fevereiro de 2000, a atualização de sua certificação NBR ISO 9002/94 para a NBR ISO 9001/94, assegurando, desta forma, a qualidade dos seus projetos e obras na área de telecomunicações. Em setembro de 2002, a empresa implantou os procedimentos para a “recertificação” do seu sistema de gestão da qualidade com base na NBR 9001, versão 2000. Neste processo, ressaltamos os seguintes princípios:

  1. Foco no cliente: ouvir nossos clientes de modo que nossos produtos e serviços satisfaçam suas necessidades e superem suas expectativas, trabalhando de forma estruturada e de acordo com as condições específicas de cada contrato.
  2. Geração de líderes: visando a unidade de propósitos e o rumo da organização.
  3. Envolvimento de toda a força de trabalho: as pessoas são a essência da organização.
  4. Abordagem de processos: todos os colaboradores trabalhando com objetivos comuns.
  5. Abordagem sistêmica para a gestão: todos os processos estão inter-relacionados e gerenciados de forma a atingir os objetivos da empresa.
  6. Melhoria contínua dos processos de trabalho: a Luminar sempre objetiva a melhoria contínua de seus produtos e serviços.
  7. Abordagem factual para tomada de decisão: as decisões são definidas com base em indicadores de desempenho.
  8. Parcerias com fornecedores: buscamos relação de parceria e não de competição com nossos fornecedores.